A Radioterapia do HJ é líder em números de radioterapia no uso de SBRT em próstata no Brasil e pioneira no uso de SBRT para próstata no Nordeste
Ultrapassando a barreira de 1000 sessões de SBRT em tumores de próstata. Assim comemoramos o Novembro azul no Departamento de Radioterapia do Hospital Haroldo Juaçaba. Neste mês de conscientização sobre os cuidados com o câncer de próstata, precisamos falar sobre o câncer mais comum em homens, e que representa 29% das neoplasias em brasileiros.
☢️Não só SBRT de próstata, nossa radioterapia evoluiu sobremaneira neste período pós-pandemia.
O uso de técnica de entrega de dose por modulação de intensidade de feixe (IMRT/VMAT) e emprego de imagens para guiar o tratamento (IGRT) já representa quase a totalidade dos quase 500 pacientes com tumores de próstata tratados anualmente em 3 aceleradores de última geração.
☢️ Com estes avanços tecnológicos foi possível modificar os planos de tratamento com esquemas de hipofracionamento, reduzindo substancialmente o tempo total de tratamento, bem como o deslocamento de pacientes. Em 2022, mais de 60% dos pacientes de próstata completaram seu tratamento em até 4 semanas, com um tempo médio total de 19,35 sessões. Média que em 2019 era de quase 35 sessões.
☢️ Está redução do número de sessões possibilita uma economia de tempo de espera e de gasto com deslocamento para pacientes e acompanhantes.
☢️ Vários trabalhos randomizados fase 3 e meta-análises já contribuiram para uma modificação de conduta nos países desenvolvidos, onde o hipofracionamento já é padrão, inclusive nos guidelines NCCN desde 2020; (DOI: 10.1200/JCO.18.01097, prostate.pdf (nccn.org)). Além disso, a adoção de hipofracionamento com a devida incorporação de tecnologia e condições adequadas de sustentabilidade, permite maior acesso a tratamento oncológico, minimizando o gap de assistência global em radioterapia (doi: 10.1200/JGO.19.00261).
☢️ Pacientes com tumores de próstata totalizaram 1.399 entre 01/01/2020 e 18/11/2022. A média mensal de pacientes de próstata do serviço foi maior que 40 pacientes, o que nos torna referência nacional pelo alto volume de pacientes atendidos e atendidos com alta tecnologia.
☢️ O emprego de Radioterapia é parte fundamental do tratamento de pacientes com câncer de próstata em diferentes cenários de apresentação da doença, atuando em associação com cirurgia, com tratamento sistêmico hormonal ou por quimioterapia. A divulgação de sua importância na Uro-oncologia é importantíssima para o público médico, a sociedade civil e sobretudo pacientes e familiares.
Dr. Renato Pierre, Radio-oncologista HJ e Diretor Administrativo da Sociedade Brasileira de Radioterapia
Agende sua consulta aqui e exames aqui