16 de março - Dia do Clínico Geral: o que ele faz e quando procurá-lo - Hospital Haroldo Juaçaba
×

Blog

16 de março – Dia do Clínico Geral: o que ele faz e quando procurá-lo

Saiba o que o clínico geral faz e quando devemos o procurar

Neste 16 de março, comemoramos o Dia do Clínico Geral, um profissional médico importantíssimo no cuidado primário à saúde e o ponto de partida para um melhor bem-estar e cuidado mais abrangente em nossas vidas. Mas afinal, você sabe o que ele faz e quando se deve procurar um? Confira mais!

O que é um clínico geral?

Atuando com foco no paciente adulto, o clínico geral é o especialista preparado para atender o paciente desde a prevenção até o tratamento de diversas doenças. Vale ressaltar que ele também pode, quando julgar pertinente, encaminhar o paciente a outro especialista para um tratamento mais específico.

O clínico geral pode atender seus pacientes em serviços de atenção primária, secundária ou terciária. A primária atua na promoção de saúde e prevenção de doenças; a secundária atua na área ambulatorial, ajudando no acompanhamento de condições mais habituais de saúde e comorbidades; e a terciária no cuidado especializado de condições raras e complexas. Contudo, é importante dizer que ele não realiza procedimentos cirúrgicos ou casos de ginecologia e obstetrícia, ele apenas pode encaminhar para o especialista da área.

Quando devo procurá-lo?

Para entender quando é realmente preciso procurar um clínico geral, fique atento aos seguintes itens abaixo:

  • Quando o paciente não tem um diagnóstico estabelecido:

Caso você não tenha um diagnóstico estabelecido do seu quadro de saúde, o clínico geral tem o conhecimento sobre todo seu corpo e o seu principal objetivo é contribuir para a prevenção e o tratamento das doenças.

  • Quando você sente dores no peito:

O clínico geral pode avaliar e poder diagnosticar aquele paciente que apresenta dores no peito recentemente. Contudo, seu objetivo é identificar a origem do problema, para então encaminhar a um cardiologista, ortopedista, reumatologista ou pneumologista, evitando visitas desnecessárias com especialistas que não atendem o problema do paciente.

  • Quando você realiza um check up completo:

O checkup geral é a maneira mais eficaz de cuidar bem da saúde e evitar o desenvolvimento de determinadas enfermidades. Por isso, a procura do clínico geral para realização do checkup é importantíssima, pois assim o paciente pode realizar uma avaliação mais detalhada da sua saúde. 

  • Quando você contrai alguma alergia que deve ser tratada:

Em suma, se o paciente apresentar alguma alergia, o médico geral poderá solicitar alguns exames com foco no tratamento dessas doenças alérgicas. Caso veja que o desconforto seja mais delicado de tratar, ele poderá indicar o especialista que deverá ser consultado.

No Hospital Haroldo Juaçaba, você conta com uma equipe de clínica médica especializada, com foco em cuidar da sua saúde de forma preventiva, humanizada e com todo cuidado.

Confira nossa lista de clínicos gerais:

  • Corine Magalhães Gomes (CRM: 20009)
  • Isaías Lima Júnior (CRM: 19553)
  • Jarbas Timbó Sales (CRM: 11607)
  • Joyce Farias (CRM: 12009)
  • Luiz Fernando Malinverno (CRM: 17007)
  • Marcelo Lima Gonzaga (CRM: 21781)
  • Thayná Araújo (CRM: 20829)

Marque agora sua consulta:

Central de Marcação