Tabagismo é um dos responsáveis por um dos piores tipos de câncer no Brasil - Hospital Haroldo Juaçaba
×

Blog

Tabagismo é um dos responsáveis por um dos piores tipos de câncer no Brasil

Segundo tipo de câncer com maior incidência entre os brasileiros é o de Pulmão

Segundo tipo de câncer com maior incidência entre os brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma, o Câncer de Pulmão tem no Brasil uma previsão de 31 mil novos casos para o biênio 2018-2019, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Como um dos principais fatores de risco para a doença, o tabagismo está associado a nove de cada dez diagnósticos de câncer de pulmão em pacientes do sexo masculino e oito em cada dez casos em mulheres.

Quanto mais cigarros o indivíduo fuma por dia e quanto mais tempo o faz na vida, maior será a probabilidade de desenvolver câncer de pulmão. Segundo Dr. Helano Neiva, Pneumologista do Hospital Haroldo Juaçaba, a maior preocupação envolve ainda o consumo cada vez mais precoce de cigarros. “Na faixa etária de 12 a 16 anos, o cigarro ainda é a segunda droga mais experimentada pelos jovens. Com relação aos adultos, a indústria do tabaco não tem mais o mesmo potencial de crescimento, o que não acontece com relação aos jovens, que têm aumentado o consumo com o aumento da produção de cigarros mentolados e saborizados, por exemplo, que têm a tendência de disfarçar o gosto amargo”, aponta o médico. 

TRATAMENTO INTEGRAL

Para maiores chances de sucesso no tratamento, o diagnóstico precoce do câncer é de fundamental importância, uma vez que possibilita o combate à doença ainda em estágios iniciais. Por tratar-se de uma doença multifatorial, que impacta nos aspectos sociais, econômicos, psicológicos e nutricionais do paciente, o câncer demanda uma terapêutica que o contemple em todas essas esferas. 

Com esse cuidado centralizado, aliado da inovação e do suporte de tecnologias, é possível combater a doença de forma tempestiva, iniciando a era das terapias-alvo, que permitem uma atuação direcionada. No ICC, cada passo é dado pensando no melhor desfecho clínico do paciente. “A implantação do Serviço de Oncogenética, que permite um rastreio molecular do câncer, a utilização da inteligência cognitiva Watson for Oncology e o modelo de excelência da Linha de Cuidado são o reflexo do compromisso e da expertise da instituição em detecção, tratamento e cuidados continuados”, aponta Pedro Meneleu, CEO do Instituto.