HOME > BLOG O Hospital Haroldo Juaçaba realiza mais de 50 tipos de exames genéticos com o objetivo de diagnosticar precocemente diversas doenças

A Medicina preditiva do HJ para diagnóstico precoce e tratamentos personalizados

24/02/2021Genética
Imagem Header

A medicina personalizada é uma realidade no Hospital Haroldo Juaçaba (HJ) desde 2012, quando o laboratório de Biologia Molecular começou a realizar a identificação de alterações genéticas em pacientes oncológicos a fim de que estes possam se beneficiar com uma terapia alvo, que confere melhor qualidade de vida ao paciente. 

Além disso, a medicina preditiva também é aplicada no rastreamento genético realizado pelo HJ. Este teste permite identificar várias doenças hereditárias, além de calcular o risco dos indivíduos testados desenvolverem câncer. Identificar na população os indivíduos que são portadores de alterações genéticas responsáveis por síndromes hereditárias de predisposição ao câncer (SHPC), tem grande importância, pois a identificação de variantes patogênicas pode direcionar o tratamento além de permitir que sejam adotadas estratégias que reduzirão o risco de novas neoplasias, tanto nos pacientes quanto em seus familiares.

Vale destacar também que, desde 2019, o HJ tem parceria com a IBM para utilizar a inteligência artificial (IA) em tratamentos oncológicos e na validação da tomada de decisão terapêutica. O uso da IA proporciona um tratamento mais eficaz, unindo a expertise médica à tecnologia. Com isso, o paciente ganha em qualidade de vida e aumentam as chances de cura.

É o HJ fornecendo informações com impacto clínico, científico e econômico de alta relevância para a população. A medicina preditiva presente no HJ é do Grupo ICC.

Postar comentário