HOME > BLOG

Dois anos de Radioterapia ablativa estereotáxica no Hospital Haroldo Juaçaba: um marco para a oncologia cearense

15/02/2022Radioterapia
Imagem Header

Com mais de 500 pacientes tratados em mais de 2.000 sessões realizadas ao longo deste período, nossa instituição se destaca no uso da tecnologia em Radioterapia, vanguarda e pioneirismo costumeiros, testemunhados por uma população cada vez mais beneficiada e confiante nos nossos esforços em fazer sempre melhor. Foi assim em outros momentos de nossa história como instituição de referência no tratamento do câncer, e não poderia ser diferente agora.

 A Radioterapia Ablativa Estereotáxica consiste em modalidade de tratamento em que a irradiação se dá em poucas sessões (por vezes até em dose única, como nas radiocirurgias intracranianas), ausência de invasividade (não há cortes ou emprego de qualquer instrumento perfurante), dose final relativamente alta com grande potencial para erradicação das células neoplásicas, além de marcante precisão de localização dos alvos tumorais, minimizando reações adversas ao poupar órgãos sadios próximos.

Trata-se de modalidade que consegue aliar expressivos controle tumoral e comodidade ao paciente, sendo indicada em diversos cenários clínicos, como em tumores primários de próstata, pulmão, fígado e rim, bem como nas metástases cerebrais, ósseas, linfonodais, pulmonares e hepáticas, dentre outros.

A técnica exige profissionais qualificados, sistema de planejamento computadorizado moderno capaz de “esculpir” a dose de radiação (como a intensidade modulada em arco) e recursos de imagem no momento da sessão (como radioterapia guiada por imagem ou IGRT) de forma a garantir a reprodutibilidade do tratamento. Sua expansão e aplicabilidade não param de crescer, respaldadas por estudos clínicos que corroboram seus benefícios.

É, pois, inevitável a empolgação de pacientes e profissionais diante dos resultados observados com esta tecnologia e, mais ainda, é encorajador quando vislumbramos o acumulado de experiência, know how e segurança adquirido neste período que esta data celebra, um feliz dia para a Oncologia Cearense.

  • Dr Carlos Heli Bezerra Leite
  • Médico Radio-Oncologista - HJ /ICC - CRM 8277

Postar comentário