HOME > BLOG Dr. Renato Torrano explica a importância da data

Dia mundial de combate ao câncer de pulmão: saiba quais os sintomas e como se prevenir

01/08/2022Conscientização
Imagem Header

Dia 01 de agosto é o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Pulmão. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabagismo excessivo é responsável por 90% dos diagnósticos de câncer de pulmão no Brasil, um número bastante expressivo. Em todo o mundo, a doença ocupa o primeiro lugar em mortalidade. Aqui no Brasil atinge mais de 30 mil pessoas todos os anos.

Essa é a segunda doença mais comum no país, e a mais letal. A taxa de sobrevida, de um modo geral, chega a 18%. Com tantos casos surgindo tornou-se urgente conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce. Por isso foi criada a data mundial do combate ao câncer de pulmão. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de remissão e, por que não dizer, cura.

Dos casos de câncer de pulmão somente 16% são diagnosticado no estágio inicial, o que dificulta o tratamento. Então fique atento a sintomas como tosse, que por vezes pode vir acompanhada de sangue, perda de peso, dores no peito. É preciso estar atento. Também é importante lembrar que os hábitos saudáveis fazem a diferença. Pacientes que fumam tendem a encontrar dificuldades ea desenvolver doenças pulmonares.

O Hospital Haroldo Juaçaba dispõe de profissionais especializados em câncer de pulmão, entre oncologistas clínicos, cirurgiões torácicos e multiprofissionais que estão constantemente renovando seus conhecimentos e oferecendo os tratamentos mais avançados aos pacientes oncológicos.

Sobre o tema do dia do combate ao câncer de pulmão, Dr. Renato Torrano, cirurgião torácico HJ, comenta sobre o que é, diagnóstico, prevenção, rastreamento e a conscientização. Clique e escute:


Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário aqui, sua dúvida ou sugestão de temas que gostaria de ver em nosso Blog.


  • Francisco

    Tô tossindo muito faz muitos dias e percebi sangue. Preciso procurar um médico logo? Qual o telefone do hospital?

    Comentado em 01/08/2022 22:20

Postar comentário