A quimioterapia adjuvante é uma etapa fundamental no combate ao câncer, visando reduzir a probabilidade de recidiva da doença, aumentando assim as suas chances de melhores desfechos clínicos. Mas o que exatamente é a quimioterapia adjuvante e como ela funciona? Vamos explorar mais sobre esse tratamento essencial.
Quimioterapia Adjuvante.
A quimioterapia adjuvante é administrada após um tratamento primário do câncer, como por exemplo a cirurgia para retirada do tumor. O objetivo é eliminar quaisquer células cancerígenas remanescentes no corpo. Este tratamento ajuda a reduzir o risco de o câncer voltar.
Como a Quimioterapia Adjuvante funciona?
Esse tipo de quimioterapia utiliza medicamentos potentes para destruir as células cancerígenas que podem ter se espalhado no corpo, mas que ainda são pequenas demais para serem detectadas em exames de imagem. Ao agir de forma sistêmica, a quimioterapia adjuvante trata o corpo todo, buscando eliminar qualquer vestígio da doença.
Benefícios da Quimioterapia Adjuvante:
Redução do risco de recidiva: Ao atacar células cancerígenas residuais, a quimioterapia adjuvante diminui significativamente as chances de o câncer retornar.
Prevenção da disseminação: A quimioterapia adjuvante impede que as células cancerígenas residuais se espalhem no corpo, evitando o surgimento das metástases.
Aumento das chances de melhores desfechos clínicos: Ao reduzir o risco de recidiva, seja no local onde a doença se originou ou em outros órgãos (metástase) essa terapia contribui para a cura do paciente.
Processo do Tratamento
O tratamento é planejado cuidadosamente pelo oncologista clínico, que determina a combinação de medicamentos e a duração do tratamento com base no tipo de câncer, os fatores de risco para recidiva da doença, o estágio em que foi diagnosticada a doença e a condições de saúde específica de cada paciente. É comum que o tratamento seja administrado em ciclos, permitindo períodos de descanso para que o paciente possa se recuperar entre as doses.
Efeitos Colaterais e Cuidados
Como qualquer tratamento, a quimioterapia adjuvante pode causar efeitos colaterais. Sintomas como náuseas, fadiga, diarreia e queda de cabelo são exemplos de efeitos colaterais que podem ocorrer, e a presença destes ou outros efeitos colaterais variam conforme os medicamentos utilizados. No entanto, essas reações são manejadas com a ajuda da equipe médica e multidisciplinar que estará ao seu lado para oferecer suporte e cuidados para que o tratamento ocorra sem prejuízos para a sua qualidade de vida.
Conte com o cuidado do Hospital Haroldo Juaçaba sempre que precisar. Agende sua consulta através do nosso Canal de Atendimento: (85) 3288- 4575
Agende sua consulta aqui e exames aqui